liberalismo
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
SÃO PAULO - 2012
O LIBERALISMO
O liberalismo é uma filosofia política que prima pela autonomia moral, econômica da sociedade cível em oposição a concentração do poder político.
O Liberalismo se compõe em vários núcleos de ideias morais, político e econômico.
Ideia moral: O liberalismo clássico defende a liberdade individual, a qual é garantido através de conjunto de direito estabelecido em lei.
O pensamento econômico e político liberal defende a livre iniciativa, concorrência econômica, vigência de sistema democrático liberdade de crença e religião.
Surgiu em oposição ao absolutismo, sendo marcado pela contestação do direito divino dos reis, a hereditariedade das transmissões do poder e ao sistema de religião de Estado.
Começou a assumir contorno mais definidos a partir dos movimentos de contestação ao absolutismo na Inglaterra.
O principio da soberania da lei, inclusive sobre o poder dos reis, foi formulado por Montesquieu, em obra intitulada.
O espírito das leis, na qual esse pensador defende a tese de que o governo ‘’natural’’ é aquele que melhor corresponde á vontade das pessoas em favor do que é estabelecido.já a defesa tese de o livre mercado se auto organizar em beneficio da sociedade como um todo é obra dos economistas Jean baptiste say e destutt de Tracy, considerados autores da expressão laissez- faire.
David hume,Adam Smith e Immanuel Kant são considerado alguns dos principais expoentes do pensamento.
Adam Smith(1723-1790) formulou uma teoria segundo a qual os indivíduos podem organizar suas vidas econômicas e orientarem-se por padrões de conduta moral sem se restringirem ás limitações do estado.
Immanuel Kant inlfuenciado pelo empirismo sistema organizados a partir da razão e da moral estavam subordinados á lei e á moral natural,levando ao fracasso as tentativas de mudar essa realidade.