Liberalismo
TRABALHO DA DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO
TRIBITÁRIA E TRABALHISTA
Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior
Itajai – Santa Catarina
2012
FLÁVIO SILVIO DIAS NAVARRO
TRABALHO DA DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO
TRIBITÁRIA E TRABALHISTA
Trabalho da disciplina de Legislação Tributária e Trabalhista, sobre Liberalismo e Neoliberalisdo, do curso de Administração do Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior.
Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior
Itajai – Santa Catarina
2012
Liberalismo Em Filosofia Política, o que chamamos Liberalismo é a forma ao mesmo tempo racional e intuitiva de organização social em que prevalece a vontade da maioria quanto à coisa pública, e que está livre de qualquer fundamento filosófico ou religioso capaz de limitar ou impedir a liberdade individual e a igualdade de direitos, e no qual o desenvolvimento e o bem estar social dependem da divisão do trabalho, do direito de propriedade, da livre concorrência e do sentimento de fraternidade e responsabilidade filantrópica frente à diversidade de aptidões e de recursos dos indivíduos.
Em sua inteira expressão, o pensamento liberal contem um aspecto intuitivo, além do puramente racional, e esquecer essa particularidade – como, me parece, faz grande número de filósofos e cientistas políticos – implica em não compreender inteiramente a essência do Liberalismo. Na antiguidade – na Grécia de alguns séculos antes de Cristo –, existiu um regime semelhante ao Liberalismo, pelo menos no que diz respeito à livre decisão do povo, através do voto da maioria, nas questões de interesse público. Porém foi nessa mesma Grécia, daquela mesma época, que a idéia rival do Liberalismo foi ensinada por Platão. Em sua obra A República ele argumenta que a maioria do povo é