LIBERALISMO E MARXISMO
10.2.8840
EAD386 – POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE
Atividade apresentada à disciplina EAD386 - Políticas Públicas e Sociedade - do curso de Administração Pública do CEAD/UFOP - Centro de Educação à Distância da Universidade Federal de Ouro Preto
Polo Ouro Preto
2014
1 Quais são as características do pensamento liberal?
O pensamento liberal baseia-se no jusnaturalismo, que é intrinsecamente ter-se a pessoa como origem do direito e da ordem política legitima. Esta corrente filosófica tem como alicerce a liberdade natural do homem, sendo esta liberdade assegurada, pelo menos ideologicamente, pelo estado e pelo direito. Ela sofreu decisiva influência dos pensadores Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu e Jean-jacques Rousseau. Os pensadores citados foram os precursores da base teórica jusnaturalista, colocando o individuo como ser livre e racional, dentro do contexto de estado, consolidando o estado como o responsável pela defesa dos direitos básicos do homem, como hoje o conhecemos.
Apesar de muitas de suas idéias divergirem, estes pensadores (Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau) tem em comum os seguintes pontos filosóficos:
A) O contrato social que alicerça a sociedade civil foi precedido por um estado de natureza, permeado por um direito natural, pois é um artifício decorrente da necessidade que tornou em sociedade o primitivo estado do homem livre na natureza;
B) O direito natural é a única base legitima do direito civil
C)Somente pela razão é possível se conhecer os direitos naturais, a nortear os fundamentos da ordem política
Por sua natureza, Todos os indivíduos são iguais e não podem abrir mão dos direitos inalienáveis que lhe são próprios: liberdade e propriedade.
Apesar disto, evidenciou-se uma clara divisão entre estado e sociedade civil, esfera publica e particular, que ainda nos nossos dias é a premissa do estado de direito.
Os homens, apesar do estado de natureza que lhes garantia