UMA DAS EXPERIÊNCIAS DE MENDEL
1- Gregor Mendel é famoso por seus trabalhos e experimentos com ervilhas. Suas descobertas mudaram a visão de Biologia que se tinha até então.
2- Em abril de 2003, o mundo celebrou o cinqüentenário da descoberta da estrutura em dupla hélice do ácido desoxirribonucléico, mais conhecido como DNA - sua sigla do Inglês (Watson, 1968; Crick, 1990). A importância dessa descoberta, talvez a mais importante da história da Biologia moderna, reside no fato do DNA de cada célula conter toda a informação genética para as características e funções da mesma
QUEM FOI MENDEL?
Mendel é o pai da genética, foi ele que iniciou os estudos sobre genética, fazendo os primeiros experimentos.
Bem resumidamente, o que ele fez: através de experimentos com ervilhas, Mendel iniciou seu estudo em diversas caracteristicas que as ervilhas podem ter como por exemplo cor e textura.
A partir de experiencias e um pouco de tempo, Mendel "criou" a nossa famosa Genética.
A PRIMEIRA LEI DE MENDEL.
A primeira lei, conhecida como a da uniformidade, mostra que, quando se cruzam dois indivíduos originários de linhagens puras, os quais apresentam determinado caráter -- por exemplo, cor dos olhos -- diferente um do outro, os descendentes mostram uma homogeneidade na característica estudada e todos herdam o caráter de um dos genitores (fator dominante), enquanto que o do outro aparentemente se perde, ou então apresentam um traço intermediário em relação aos traços de ambos os pais. Neste último caso, diz-se que existe co-dominância.
Resumo
1ª Lei de Mendel: (Monoibrídismo) Cada caráter é condicionado por dois fatores. Eles se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator por gameta. (Lei da segregação de genes).
Observações de Mendel :
P (parentais): primeiros cruzamentos; F1: filhos do cruzamento parental.
Conclusões:
Cada característica é determinada por 2 genes; A primeira lei de Mendel é uma