Hereditariadade
Aveiro
Gregor Mendel
(Hereditariedade)
Fig.1 Gregor Mendel observando uma de suas experiências
Maria Rocha
Nº15 9ºG
1
Índice
Gegor Mendel………………………………………...…...Pág.3
Experiencias com o cruzamento de seres vivos ……Pág.4
Leis de Mendel
Monoibridismo……………………………….Pág.5
Diibridismo……………………………...Pág.6
Hereditariedade…………………………………………..Pág.7
Gregor Mendel
2
Gregor Mendel foi pertencia a uma família camponesa.
Durante a infância observava e estudava as plantas de sua casa. Este mostrava muita inteligência e devido a isso a sua família encorajou-o a tirar um curso superior porém este teve de desistir pois sua família não tinha dinheiro para pagar os estudos. Então este tornou-se monge onde o seu trabalho era supervisionar os jardins do mosteiro.
Durante a sua vida este escreveu dois grandes trabalhos: "Ensaios com plantas híbridas" e "Hierácias obtidas pela fecundação artificial".
Em 1965 Gregor formula e apresenta as leis da hereditariedade hoje conhecidas como Leis de Mendel.
Gregor Mendel é conhecido como o Pai da Genética.
Fig.2 Gregor Mendel
Experiencias com o cruzamento de seres vivos
3
Gregor Mendel, de 1843 até 1854 foi professor de ciências naturais dedicando-se muito ao estudo de cruzamento de espécies (feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e ervilhas), este analisou os resultados das suas experiencias durante sete anos. Gregor descobriu que certas características dos seres vivos são devidas à existência de dois genes.
Fig.3 Plantação de ervilhas Leis de Mendel
4
1º-Monoibridismo
Para esta lei Mendel usou a ervilha. Ele escolheu-a por ser uma espécie de fácil cultivo e por apresentar características marcantes e constantes.
Mendel, queria saber o que era responsável pela característica das sementes das ervilhas e para isso ele cruzou sementes masculina de cor amarela e uma feminina de cor