O pedagogo em novo cenário
Maraiza Soares Miranda GOMES1
RESUMO: Em um mercado cada vez mais globalizado e consequentemente competitivo, as empresas necessitam se firmar no mercado e se preparar constantemente para o novo. Novos paradigmas vão se afirmando e exigindo profissionais que atendam essas perspectivas. Este artigo busca esclarecer a contribuição do pedagogo, com seu vasto conhecimento sobre o ser humano, para o processo de formação e construção de conhecimento contínuo dentro de uma empresa.
PALAVRAS-CHAVE: pedagogo; empresa; novos paradigmas; conhecimento.
1 Introdução
Na parte final do século XX, a interdependência global é cada vez maior, e com isso novos paradigmas se estendem como modelo nas empresas que querem sobreviver nesse processo. A natureza do trabalho, o relacionamento entre trabalhadores e empresários, sua relação com a sociedade, sofreu mudanças significativas.
Além do mais, a inovação e a modernidade, tornaram o mercado mais competitivo. Sendo assim, a empresa que possuísse um portfólio maior de competências se sobressairia no mercado. Para isso não se podiam pensar apenas em contratar talentos, mas sim criar condições para que esses talentos se desenvolvessem e repassassem esses conhecimentos a todos. Vê-se aí a necessidade de um profissional preparado para orientar, educar outros profissionais para o trabalho em equipe, tendo em vista a geração de conhecimentos operacionais.
As empresas que desejam ser competitivas passaram a dar uma atenção considerável ao treinamento e ao desenvolvimento de seus colaboradores, realçando, dessa maneira, a necessidade de um pedagogo na organização. A importância deste profissional na empresa, que tipos de atividades podem ser desenvolvidos e de que forma estas contribuem para o desenvolvimento contínuo do conhecimento e a perpetuação da empresa na sociedade, serão assuntos tratados neste artigo.
2 O pedagogo e a pedagogia
2.1 Um breve histórico
A pedagogia está ligada