Liberalismo Hist Ria
Introdução
O Liberalismo é um conjunto de idéias que pensadores da Europa entre os séculos XVII e XVIII reuniram, formando um pensamento que defende a liberdade política e econômica de um país. O liberalismo se opõe totalmente ao controle do Estado sobre as pessoas e a economia, a partir dessa idéia surgiram vários conceitos que são usados no mundo atual.
Desenvolvimento
Antes de surgir o liberalismo, a sociedade feudal era regida por três classes sociais:o clero, os artesãos urbanos que eram distribuídos em organizações, e os servos. A parte pública era responsabilidade a igreja e dos nobres.
Mas com o comércio que começou a crescer muito, apareceram mudanças. E quem fez mais parte dessas mudanças foi a burguesia, que mesmo tendo um cargo elevado na parte comercial, ainda não participavam da política da sociedade. E aí surgiu um movimento filosófico, político e econômico que defendia a liberdade em geral, tanto da sociedade, quanto do indivíduo e do comércio. A burguesia se apoiou nestas idéias, e conseguiu conquistar seu poder na área política no século XVIII.
Essa idéia surgiu na época em que as pessoas viviam a base de pensamentos religiosos, os quais começaram a ser quebrados devido às novas possibilidades de convívio social que estavam aparecendo ao mundo. Surgiram então pensadores, que criaram um pensamento onde era defendida a idéia de que cada ser humano tem sua individualidade, e merece seus direitos de prosseguir com tal individualidade. Sendo que esta era, segundo eles, adquirida antes mesmo da pessoa notar sua existência na sociedade em que vivia. Se a pessoa obtivesse esse direito de exercer sua individualidade, ela conseguiria colocar uma relação entre seus próprios conceitos e com os da sociedade.
A maneira mais fácil e até óbvia de fazer com que o homem estabelecesse tal relação entre ele próprio e a sociedade, seria usar a razão, que é a capacidade da pessoa de analisar tudo ao seu redor, e aproveitar de forma inteligente aquilo que