(*Libera*) Educação Sexual na educação infantil
Clarilda Ovidio1
Perpétua Dutra2
Resumo
A sexualidade é um assunto interessante sobre a qual em muitos momentos temos dúvidas de como nos portar diante das manifestações sobre o tema, tanto em casa como no cotidiano escolar, fato que nos despertou o interesse em realizar esta pesquisa. Este artigo tem como objetivo investigar e compreender como trabalhar a Educação Sexual na Educação Infantil. Trata se de uma pesquisa bibliográfica em diferentes autores que serão citados ao longo do texto. No que se refere aos professores, verifica- se que necessitam de aperfeiçoamento constante e de uma melhor preparação por meio das instituição escolares, afim de proporcionar uma Educação Sexual mais efetiva no currículo escolar. Concluímos que a muito a ser explorado e compreendido sobre o tema e constatamos que tanto a escola como a família têm um importante papel no que se refere a educação sexual de nossas crianças. Há um longo caminho a ser percorrido, libertando-nos de tabus e preconceitos, capacitando nos e visando que os alunos cresçam num ambiente saudável e que a escola possa realmente cumprir a sua missão de formar cidadãos plenos e conscientes de suas escolhas.
Palavra –chave: educação sexual; escola; professor; família; aluno.
INTRODUÇÃO
A escolha desse tema é fruto de indagações pessoais ocorridas nos períodos da infância e da puberdade e tanto os nossos genitores, quanto os educadores daquela época, não nos orientaram adequadamente para suprir as dúvidas que ocorriam em torno da sexualidade. As informações eram recebidas por meio de colegas da escola que não tinham qualquer certeza e aquelas orientações incompletas e de fontes duvidosas se constituíam em tudo o que conseguimos obter e, corretas ou não, foram formando os nossos conceitos sobre o assunto.
Atualmente, os nossos filhos podem estar confusos do mesmo modo por conta das dúvidas acerca do tema, porque, ainda na maioria das vezes, também não sabemos como nos