A contribuição da psicanálise à educação
ID – É a matriz dentro da qual o ego e o superego se diferenciam, é a partir dai que provem os impulsos e pulsões, a verdadeira realidade psíquica como Freud o chamou.
EGO – Responsável pelo contato com ambiente, com a realidade externa e constitui a sede de quase todas as funções mentais. Para o id interessa apenas saber se uma experiência é agradável ou desagradável, já o ego quer se certificar se uma experiência é falsa ou real.
SUPEREGO – É o censor das funções do ego e decide se algo é certo ou errado. Segundo Freud o conteúdo da mente pode ser: inconsciente, consciente e pré-consciente. O inconsciente é o lugar teórico dos impulsos instintivos ou pulsões e das representações reprimidas ou daquelas que nunca puderam chegar à consciência. Tudo o que conhecemos é consciência: a percepção do mundo objeto, as lembranças, os sentimentos, o pensamento e a percepção isso vem a se chamar de consciente. O pré-consciente serve de intermediário entre o inconsciente e consciência, a pré-consciência tem a função de selecionar os atos motores e as vias de pensamento para a consciência.
A Dinâmica Da Personalidade O instinto é a quantidade de energia psíquica necessária parra movimentar as diferentes operações da personalidade e tem como objetivo