Liang Gong
Curso: Educação Física / Adulto e idoso
Tema: LIAN GONG
Conceito: Lian: treinar, exercitar Gong: refinar, aperfeiçoar
História
A prática corporal chinesa nasceu na década de 70 pelas mãos do médico ortopedista Zhuang Yuan Ming, que a criou para prevenir e tratar dores no corpo.
Brasil
A prática chegou em 1987 pela chinesa radicada no país, a professora da Unicamp Maria Lúcia Lee. Zhuang esteve pessoalmente no país em várias ocasiões, inclusive em Belo Horizonte, precisamente no Parque Municipal, onde atualmente as aulas são oferecidas às quartas-feiras, às 8h, e aos sábados, às 9h. O mestre faleceu aos 95 anos em 20 de abril de 2013.
Especificidades
Lian Gong ultrapassa o tema da dor para alcançar resultados como a melhoria da qualidade do sono, da mobilidade, maior disposição para execução das tarefas diárias, redução do uso de medicamentos, maior socialização, aumento da flexibilidade, da força, do equilíbrio e das capacidades motoras, além do ganho de tônus muscular. A freqüência é de no mínimo 2 vezes por semana, embora a periodicidade idealizada seja a diária. Como o padrão é internacional não importa o local, os exercícios são exatamente os mesmos, os adeptos contam com registros visuais para auxiliar na prática em casa, no caso de alunos mais experientes.
Terceira idade
Segundo Luzia Toyoko Hanashiro – Coordenadora: É adequado que os serviços públicos de saúde ofereçam atividades para esse público já que a população do país está envelhecendo.
Segundo um dos Professores de Educação Física do Projeto, os benefícios são enormes, e dentre eles cita-se o treinamento de equilíbrio, evitando possíveis quedas.