leveduras 11º
Ano Letivo 2014/2015
TRABALHO EXPERIMENTAL
ASSUNTO: Reprodução Assexuada: Gemulação em leveduras (fungo pertencente ao género
Saccharomyces) – fatores ambientais que interferem no processo reprodutivo.
PRINCÍPIOS:
1. O fermento do pão contém leveduras – fungos unicelulares.
2. As leveduras reproduzem-se por gemulação (gemiparidade).
3. As leveduras são organismos heterotróficos, utilizando a energia que provém da degradação da glicose, para se reproduzirem.
4. A degradação da glicose é feita em condições aeróbias e rende 36 ATP.
5. Os fungos apresentam nutrição por absorção e a digestão é extracorporal, através da ação de enzimas.
6. As reações metabólicas ocorrem com a intervenção de enzimas produzidas pelas leveduras.
7. O amido é um polímero de monómeros de glicose.
8. A determinação da densidade de células faz-se quantificando o número de células por volume. A quantificação é efetuada por contagem dos organismos presentes num volume conhecido, usando câmaras de contagem, como a câmara de Neubauer (3 x 3 mm x 0,1 mm de profundidade).
As câmaras de Neubauer são feitas de vidro e possuem duas zonas de contagem separadas por um sulco horizontal e limitadas de cada lado por um canal vertical (Fig. 1). Para que se crie um espaço que possa ser preenchido por um determinado volume, coloca-se uma lamela sobre as zonas de contagem da câmara, formando-se um espaço com uma altura de 0,1 mm. A superfície de contagem, reticulada, está marcada com um grande quadrado que tem 3 mm de lado. O grande quadrado é constituído por 9 pequenos quadrados, cada um com 1 mm de lado. Os 4 pequenos quadrados que formam as esquinas do grande quadrado estão divididos em 16 outros quadrados mais pequenos, cujo lado mede 0,25 mm. O quadrado central mais pequeno está por sua vez dividido em 25 quadrados mais pequenos. Grandes densidades celulares por exemplo são contadas nos quadrados mais pequenos que formam as esquinas do quadrado