ccxx
aa dsafd s
ds
sd uestão foco: Quais as estratégias da rerodução assexuada em leveduras e no bolor do pão?
Teoria:
• Reprodução assexuada.
Princípios:
A reprodução assexuada permite a formação de novos individuos a partir de um só progenitor, sem que haja intervenção de células sexuais. Neste tipo de reprodução, os descendentes desenvolvem-se a partir de uma célula ou de um conjunto de células do progenitor, pelo que todos os individuos são geneticamente iguais. A produção destes individuos designa-se por clonagem.
Existem processo de reprodução assexuada, os mais comuns são: Bipartição (divisão de um ser em dois com idênticas dimensões); Gemulação (formação de uma ou mais saliências, os gomos ou gemas, que se desenvolvem e separam, originando novos seres); esporulação (formação de células reprodutoras, os esporos, cada um dos quais pode originar um novo individuo); multiplicação vegetativa (formação de novos seres a partir do desenvolver de certas estruturas vegetativas, como raízes, caule, folhas); fragmentação (separa de fragmentos do corpo, originando cada fragmento do novo indivíduo por regeneração); partenogénese (formação de novos indivíduos exclusivamente a partir do desenvolvimento de gametas femininos).
Conceitos:
Reprodução assexuada;
Células;
Leveduras;
Bolor;
M.O.C. ;
Progenitor;
Lupa binocular;
Mecânismos reprodutores;
Procedimento:
1. Retiramos uma gota de uma suspensão de leveduras, previamente preparada e montamos entre a lamina e lamela;
2. Observamos a microscópio e resgistamos num esquema;
3. Recolhemos um pedaço de pão com bolor e observamos na lupa binocular:
Interpretação:
Através dos resultados obtidos verificamos que as leveduras se reproduzem através da gemulação, visto que se formam saliências que se desenvolvem e separam e conseguem originar um novo ser. No entanto, o bolor do pão reproduz-se graças à esporuação, já que