Levantamento topográfico conjugado
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
No dia 26 de fevereiro de 2014 iniciamos este trabalho em sala de aula. Na primeira parte realizamos uma planilha em que determinamos e compensamos o erro de fechamento angular e linear, verificamos se estes erros eram de acordo com a NBR-13133. Definimos em qual classe de precisão esta poligonal se enquadra. Calculamos todas as coordenadas e área refente as irradiações.
Na segunda parte com a planilha feita realizamos a planta planimétrica e calculamos a área. Na terceira etapa realizamos outra tabela onde calculamos o desnível e as cotas. Após isso foi feita a planta altimétrica com suas curvas em nível.
Ao final do trabalho nos foi apresentado a Versão DEMO do Software DataGeosis e através dele verificamos que é possível realizar tudo que foi feito em aproximadamente 5 aulas em alguns minutos.
CÁLCULOS
DESNÍVEIS
ÁREA
PLANTA TOPOGRÁFICA
CONCLUSÃO
Para a realização do trabalho foi fornecido um levantamento topográfico, onde foi preciso determinar o erro de fechamento angular, que é de 16’’, e compensá-lo. Necessário também determinar o erro de fechamento linear, que é de 0,017m, e compensá-lo. Antes de compensá-los foi verificado se estes erros estavam de acordo com o estabelecido pela NBR-13133, através de alguns cálculos, onde percebemos que eram inferiores á tolerância da norma. Definiu-se que esta poligonal se enquadra na classe de precisão IVP.
Calcularam-se todas as coordenadas para o preenchimento da planilha e também uma escala adequada e de forma normatizada para a execução da planta planimétrica. Logo após calculou-se a área