levantamento topografico Arquitetura
AQUITETURA: Etimologicamente o termo “arquitetura” vem da junção das palavras gregas “arché”, que significa "primeiro" ou "principal", e tékton, que possui o significado de "construção”. (Prof. Lindomar INFO ESCOLA, ao site UOL).
TOPOGRAFIA: É a ciência que estuda todos os acidentes geográficos definindo a situação, e a localização deles pode ficar em qualquer área. Tem a importância de determinar analiticamente as medidas de área e perímetro, localização, orientação, variações no relevo, etc. e ainda representá-las graficamente em cartas (ou plantas) topográficas. A palavra "Topografia" deriva das palavras gregas "topos" (lugar) e “graphen" (descrever), o que significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. (DOMINGUES, 1979).
A Topografia tem por finalidade determinar contornos e dimensões de uma porção limitada da superfície terrestre, com o objetivo de analisar um terreno e determinar a localização do projeto criado por arquitetos.
Analisar limitadamente uma porção da superfície terrestre permite menosprezar a curvatura da Terra sem causar distorções significativas. Com isso a Topografia considera a Terra plana para simplificar o processamento de dados levantados em campo. A importância do estudo topográfico na Arquitetura.
O desenvolvimento econômico e tecnológico de um País, cidade ou município estar condicionado aos pequenos, médios ou grandes empreendimentos construídos em determinadas regiões. Sendo o primeiro a chegar e o ultimo a sair, o estudo topográfico do terreno torna-se imprescindível, desde o planejamento ate a execução final da obra. Não apenas nos megaempreendimentos, mas na construção de uma simples casa ele é indispensável.
Apenas com um estudo topográfico é possível assegurar a correta implantação da obra ou serviço, pois a topografia fornece os métodos e conhecimentos necessários para a estruturação e formação de base de qualquer terreno.
Visando a redução de custos e a sustentabilidade, o correto estudo e