Métodos de levantamento topográfico necessários para um projeto de mobilidade urbana
CCT
ARQUITETURA E URBANISMO
Métodos de levantamento topográfico necessários para um projeto de mobilidade urbana
Universidade Católica de Pernambuco
Topografia e informações geográficas
Professor: Glauber Costa
Aluno: Marcelo Falcone
Recife, 08 de outubro de 2012. O levantamento topográfico é um conjunto de métodos e processos que são aplicados a pontos definidos ao longo de um terreno de coordenadas topográficas conhecidas, com o objetivo de gerar um modelo da porção de terra, subterrânea ou superficial que se tornará planta do local onde será realizada a obra. Esse processo é dividido em diversas fases:
Planejamento seleção de métodos e aparelhagem
Apoio topográfico
Levantamento de detalhes
Cálculos e ajustes
Original topográfico
Desenho topográfico final
Relatório técnico
Um bom levantamento topográfico, deve considerar todos os elementos existentes no local, por exemplo: meio fios, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes, ralos, edificações existentes, edificações confrontantes, indicação do sentido do trânsito, existência de rios ou córregos próximos ao terreno, pontos cotados, curvas de nível, taludes, rochas.
Os profissionais aptos a executar esse tipo de levantamento são o engenheiro agrimensor registrado no Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e o topógrafo, responsável técnico que assina a planta.
Levantamentos topográficos necessários
Para a implantação de um projeto de mobilidade urbana, por exemplo, BRT, VLT, ciclovias, fluvias são necessários os seguintes levantamentos topográficos:
Planimétrico
Compreende o conjunto de operações necessárias para a determinação de pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência através de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional – medidas de distância e ângulos no plano horizontal); o processo de