Levantamento Epidemiológico
TÉCNICO DE SAÚDE BUCAL
LEVANTAMENTO EPIDEMIOLPÓGICO
ILDA FERREIRA DA SILVA
DIVINO DAS LARANJEIRAS
INTRODUÇÃO
A epidemiologia pode ser definida como estudo da distribuição e dos determinantes de estado ou eventos relacionados à saúde em populações específica. Os estudos epidemiológicos podem ser muito úteis no enfrentamento e controle dos problemas de saúde e de extrema relevância para o planejamento das ações e organização do serviço de saúde.
Levantamentos epidemiológicos em saúde bucal são definidos como estudos que fornecem informações básicas sobre a situação e/ou sobre as necessidades de tratamento odontológico de uma população em um determinado tempo e local.
Seus principais objetivos são: conhecer a importância dos problemas odontológicos e monitorar mudanças. Dai a necessidade de organizar as ações valendo-se de estratégias de programação que utilizem critérios para priorização da população mais necessitada e compartilhando com a comunidade suas prioridades, realizando assim o controle social, dessa forma todos se beneficiaram.
DESENVOLVIMENTO
O índice de CPOD (Dentes obturados, perdidos, e careados) vem sendo largamente utilizado em levantamento epidemiológico de saúde bucal. É um índice recomendado pela OMS (organização mundial de saúde) para medir e comparar a experiência de carie dentaria em populações, seu valor expressa a media de dentes obturados, perdidos, e careados em um grupo de indivíduos.
Dente careado: com cavidade opacidade ao longo das faces, ou manchas indicando a presença de carie subjacente;
Dente perdido: dente extraído;
Dente obturado: dente com restauração de amalgama, resina composta ou similar, ou ainda com restauração metálica fundida.
A pesquisa foi realizada usando dados contidos levantamento epidemiológico de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família Manoel Plinio. Este levantamento foi realizado em crianças de 0 à 14 anos,