Influência do macro-ambiente sobre os Supermercados
Os supermercados atuam na área do varejo, comprando em grande quantidade de atacados e indústrias e revendendo em pequenas quantidades com uma determinada margem de lucro. Durante este processo, esse tipo de empresa sofre muitas influências perante as variações do macro-ambiente, nos regimes de governo, políticas demográficas, ecológicas, econômicas, tecnológicas, legais, sociais e culturais.
Influência do macro-ambiente sobre os Supermercados
Quando falamos de comércio, principalmente o varejo, qualquer alteração no regime de governo é crucial para o desenvolvimento das empresas. Uma mudança na liderança do Estado, um novo partido político, ou apenas uma nova lei sancionada já é o suficiente para uma mudança radical no planejamento estratégico da empresa, nos controles financeiros e orçamentários. Grandes grupos de influência no mercado, grandes investidores relacionados com o governo podem também modificar o modo como estas empresas atuam.
Demograficamente, a população de um local onde está instalado um supermercado, tem influência direta na expectativa de vendas. Determinada região onde se tem mais pessoas morando, obviamente haverá mais espaço para a livre concorrência e para maiores vendas. Um movimento migratório, ou um êxito rural também trariam benefícios ao mercado varejista urbano. A distribuição rural-urbana e as pirâmides etárias ditam a disposição dos produtos na loja, assim como as curvas abc, e a localização da própria loja.
Na política ecológica, se tem a preocupação com o lixo que é produzido, nas embalagens que são vendidas juntamente com os produtos e principalmente as sacolas, que hoje representam grande discussão no congresso, se sugerem os plásticos biodegradáveis. Se sancionada, a lei das sacolas biodegradáveis trará grandes mudanças no sistema utilizado hoje.
Como podemos perceber, a maior parte das variações do macro-ambiente se deve a liderança