Levantamento de Requisitos
Outros estudos realizados mostram que, cerca de 40% dos erros cometidos, ocorrem na etapa de especificação de requisitos do sistema. Como esses erros são mais caros de consertar, a correção de problemas oriundos da etapa de especificação atinge um patamar de 66% do total de correção de erros do projeto. (VASCONCELOS, 2006)
Para diminuir os custos com as mudanças e correções, o ideal é refinar os requisitos do projeto o quanto antes possível. Para isso, várias técnicas podem ser usadas e o feedback do cliente nas fases iniciais é de extrema importância para evitar que problemas sejam detectados em fases muito avançadas da produção acarretando em custos e riscos elevados.
Requisitos são levantados de diversas formas, mas de forma geral, o processo de levantamento de requisitos se baseia em interações de pessoas e análises de documentos. Devido à alta subjetividade dessas atividades, o risco de que algum requisito do cliente seja desconsiderado no levantamento está sempre presente.
Cerca de 30% dos erros de software são oriundos de lógicas omitidas de programação. Esse tipo de omissão é geralmente causada por requisitos não levantados. Testes geralmente baseiam-se em requisitos presentes no projeto, portanto, esses erros acabam passando despercebidos nos testes. A dificuldade de identificação desse tipo de erro acaba tornando-os difíceis de serem corrigidos.
Não existe uma técnica padrão para o processo de levantamento de requisitos. Para alcançar um levantamento de requisitos mais preciso é importante o conhecimento de diversas técnicas para saber que técnica