Desenvolvimento Econômico
O presente trabalho tem por objetivo a elaboração de um artigo científico que elucide alguns conceitos, índices e dados sobre PIB, Índice de Gini, a curva de Lorenz e o índice de Desenvolvimento Humano, no decorrer do trabalho, estudaremos as nomenclaturas de cada um desses índices. Faremos também um estudo sobre os países que compõem o Agrupamento BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e a África do sul), que conforme estudiosos são países emergentes com bom crescimento econômico, índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas que buscam ganhar força no cenário político e econômico.
Etapa 1 – Passo 1
PIB (Produto Interno Bruto)
O PIB é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região, representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).
A Fórmula para o cálculo do PIB de uma região é a seguinte:
PIB = C+I+G+X-M.
Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).
O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo número de habitantes desta região.
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e encontram-se, atualmente, em bom momento de expansão. Considerado um país emergente, o Brasil ocupa o 7º lugar no ranking das maiores economias do mundo (dados de 2011). O Brasil possui uma economia