levantamento de pragas na cultura da soja
A cultura da soja está sujeita, durante todo o seu ciclo, ao ataque de diferentes espécies de insetos. Embora esses insetos tenham suas populações reduzidas por predadores, parasitóides e doenças, em níveis dependentes das condições ambientais e do manejo de pragas que se pratica, quando atingem populações elevadas, capazes de causar perdas significativas no rendimento da cultura, necessitam serem controlados (EMBRAPA, 2006). A crescente produção e área plantada de soja no município de Palmeiras de Goiás levam ao aumento de ocorrência de pragas, sendo necessário o reconhecimento dos insetos e outros organismos que podem causar danos à cultura e observar o nível de infestação destes.
O município de Palmeiras de Goiás, situado no sudoeste do estado de Goiás, a 90 km da capital, vem crescendo na produção de soja e, juntamente, cresce a ocorrência de pragas nas lavouras da região. Até o momento não há trabalho algum publicado sobre as pragas presentes na cultura nesta região. A necessidade do reconhecimento destas pragas tornou-se evidente, pois, tomando conhecimento de quais são estas pragas, será possível utilizar métodos eficientes e sustentáveis no seu controle.
Este trabalho teve como objetivo o levantamento das pragas de parte aérea ocorrentes na cultura da soja no município de Palmeiras de Goiás, através de contagens no pano de batida e a observação da eficácia dos inseticidas utilizados.
- Observação e identificação das pragas ocorrentes na parte aérea da soja no município de Palmeiras de Goiás;
- verificação da infestação através de contagem no pano de batida;
- comparação os resultados com a literatura consultada;
- observação da eficácia dos inseticidas utilizados.