Levantamento das condições de iluminação em um ambiente e análise da adequação à norma abnt 5413
Arquitetura e Urbanismo
Levantamento das Condições de Iluminação em um
Ambiente e Análise da Adequação à
Norma ABNT 5413
Turma: AUR 342
Equipe:
Joinville, Dezembro de 2010
Etapa 01 – Procedimentos de Medição
01 - Medições realizadas pelo aluno Bruno Machado. Procedimento das Medições:
Antes de se realizar as medições de luminosidade foram observadas as características do cômodo, conforme tabela acima. Feito isto, foram realizadas duas medições. Uma durante o dia, e outra durante a noite utilizando luz artificial. Segue planilha com os dados obtidos:
Período Valor
Diurno 620Lux
Noturno 190Lux
Conclusão:
Contatou-se que a iluminação natural se torna muito melhor do que a artificial, já que a janela tem dimensões suficientes para iluminar todo o comodo. Alem disto, a janela encontra-se voltada para o lado leste. No período da tarde, a janela pode ser totalmente aberta, dispensando o uso de cortinas, o que facilita a entrada de luminosidade. Já a iluminação artificial se torna insuficiente pelo fato de haver apenas 01 ponto de iluminação no comodo. Este ponto fica afastado da área de trabalho. O ideal é que houvesse um ponto especifico para iluminar a mesa de trabalho. Alem disso, a lâmpada usada é a incandescente, que produz uma luz na cor amarela, com menor refletância do que a fluorescente.
02 - Medições realizadas pela aluna Jéssica Kuns. Características do Cômodo:
• Paredes brancas
• Teto cor clara
• Piso de carpe claro
• Móveis na cor clara
• Pé direito 2,80m
Dados obtidos:
Período Valor
Diurno 154 Lux
Noturno 095Lux
Conclusão:
Com os estudos em cima do ambiente fio percebido que tanto durante o dia como durante a noite a iluminação é favorável dentro dos seus normais. Na parte da noite com a falta de luz natural tornasse um pouco mais difícil de ser ter melhores condições de iluminação, mas no caso com os benefícios dos moveis