leucocitos
O Mieloblasto é a célula mais imatura, já determinada para formar exclusivamente os três tipos de granulócitos. Quando nela surgem granulações citoplasmáticas específicas, ela passa a ser chamada Promielócito Neutrófilo, Eosinófilo e Basófilo, conforme o tipo de granulação presente.
O Mieloblasto é uma célula que contém cromatina muito delicada e um ou dois nucléolos, apresentando a morfologia da célula jovem, com a característica de ser rica em grânulos azurófilos, que rapidamente se acumulam em seu citoplasma.
O Promielócito é menor, tem núcleo esférico e que pode apresentar uma reentrância. A cromatina é mais grosseira, o citoplasma é mais basófilo e contém, ao lado das granulações azurófilas, grânulos específicos de acordo com o tipo da célula a ser formada.
O Mielócito contém um núcleo que pode ser esférico ou em forma de rim, cromatina grosseira e maior quantidade de grânulos específicos.
O Metamielócito possui núcleo com uma chanfradura profunda, que indica o início do processo de formação dos lóbulos. O Metamielócito Basófilo não costuma ser descrito.
O tempo total gasto desde o aparecimento do mieloblasto até o final da maturação do Neutrófilo, que leva à penetração de neutrófilos no sangue, é de aproximadamente 11 dias. Nas infecções, produz-se uma neutrofilia como conseqüência direta de um aumento na produção de neutrófilos e de uma permanência mais curta dessas células no compartimento medular de reserva. Nesses casos, podem aparecer no sangue circulante as formas jovens dessas células.
A permanência de granulócitos no sangue é de apenas seis a oito horas. Em seguida, eles atravessam a parede dos capilares sanguíneos e penetram no tecido conjuntivo, fenômeno que ocorre de maneira generalizada por todo o corpo. Os granulócitos saem dos vasos ao acaso, independentemente da sua idade, e, uma vez atingido o tecido conjuntivo, só raramente retornam ao sangue, havendo, portanto, um fluxo