leucocitos
Anatomia
Leucócitos
Porto velho, 28 de março de 2014
Faculdade São Lucas
Curso: Enfermagem, 1º período, noturno
Doscente: Helton Camilo Teixeira
Trabalho de Anatomia leucócitos Trabalho apresentado sobre os leucócitos (tricúspide) para obtenção de nota na N1 na disciplina de Anatomia.
Porto Velho, 28 de março de 2014
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre os leucócitos ou glóbulos brancos, que são células do sangue responsáveis pela defesa do organismo, ou seja, são as células que apresentam respostas imunológicas quando o indivíduo entra em contato com um agente patogênico, antígenos ou qualquer outra estrutura que não seja reconhecida pelo organismo. Os leucócitos são divididos em grupos onde cada um tem sua função na resposta imune, são eles: neutrófilos, eosinofilos, basófilos, monócitos e macrofagos. Para a contagem de leucócitos presentes no sangue, realiza-se um exame chamado leucograma, que apresenta em porcentagem o resultado dos valores obtidos de cada tipo presente na corrente sanguínea. Esses valores podem ser baixos, altos ou normais. Quando está alto classifica-se o exame com leucocitose, ou seja, grande número de leucócitos no sangue, isso representa que o indivíduo está passando por um strees físico ou uma infecção. No caso de resultado baixo é classificado como leucopenia, pode ser causado por exemplo por medicamentos utilizados na quimioterapia. Cada leucócito tem uma função na imunidade e um formato diferente, no qual iremos citar neste trabalho.
Os neutrófilos, são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa ou imunidade do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem nas áreas de inflamação. Eles são responsáveis por envolver as células doentes, matando-as a seguir, e são especializados no combate a bactérias e fungos. Possuem um núcleo formado por dois a cinco lóbulos, sendo mais comuns três. Quando está célula é jovem,