Leucócitos
LEUCÓCITOS
CONCÓRDIA
2013
LEUCÓCITOS
Trabalho sobre leucócitos, ministrado na _____________________, na disciplina de citologia, sobre orientação do professor ____________________________
CONCÓRDIA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Os glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, são as unidades móveis do sistema protetor do corpo. São formados, em parte, na medula óssea e, em parte, nos gânglios linfáticos, mas após essa formação, são transportados pelo sangue para os diferentes setores do corpo onde serão utilizados.
2. LEUCÓCITOS
2.1 FORMAÇÃO DOS LEUCÓCITOS
Os leucócitos são formados no fígado, baço e timo (produção de linfócitos T) e posteriormente na medula óssea na fase fetal. Na fase pós-natal só há produção na medula óssea. A formação se inicia na célula tronco pluripotencial, quer seja no fígado, baço ou na medula óssea. O fígado pode retornar a hematopoiese nos casos de neoplasias de medula.
2.2 GLÓBULOS BRANCOS DO SANGUE (LEUCÓCITOS) E A RESISTÊNCIA DO CORPO À INFECÇÃO O corpo é continuamente exposto a bactérias, principalmente a aquelas de ocorrência na boca, nas vias respiratórias, no cólon, nas membranas mucosas dos olhos e, até mesmo, nas vias urinárias. Muitas dessas bactérias são capazes de provocar doenças caso invadam os tecidos profundos, como pneumonia, infecções estreptocócicas e febre tifóide. Esses tecidos funcionam por dois modos diferentes para impedir a doença: pela destruição real desses agentes invasores pelo processo de fagocitose, e pela formação de anticorpos contra o agente invasor que é o processo de imunidade.
2.2.1 Tipos De Glóbulos Brancos
Cinco tipos distintos de glóbulos brancos são reconhecidos como presentes normalmente no sangue. São os neutrófilos polimorfonucleares, os