Leucipo de mileto
Segundo Leucipo e Demócrito, a matéria não é contínua. Ao contrario, ela é constituída pôr um número infindável de minúsculas partículas duras, indestrutíveis, inacessíveis ao olho humano. Por concebe-las como as menores subdivisões possíveis da matéria, foram chamadas de átomos. A ideia de que a matéria é constituída por átomos (que quer dizer indivisível) foi estabelecida por Leucipo de Mileto (460-370 a.C.)
Os átomos movimentam-se em um espaço homogêneo e isotrópico. Como não há interação à distância entre os átomos, apenas processos envolvendo a colisão entre eles são capazes de alterar as suas configurações.
“Átomos são extremamente pequenos, indivisíveis, partículas imutáveis que não podem ser criadas nem destruídas; embora construam alguma substâncias comuns, átomos diferem em forma, tamanho e peso; o espaço entre os átomos é vazio (um vácuo); os átomos ficam juntos em corpos pôr ligações mecânicas e assim produzem a variedade infinita do mundo material; a densidade de um corpo é a relação inversa da quantidade de espaço vazio entre os átomos; átomos estão em movimento perpétuo que persiste pôr ele mesmo. "... a natureza do universo consiste então, em sua essência, de duas coisas: existem átomos e existe vazio."