Biografia de Leucipo de Mileto
Biografia
Leucipo (século V a. C.) foi um físico e filósofo atomista da antiga Grécia. É figura um tanto obscura, da qual não se conhece as datas de nascimento ou de morte, tampouco seus locais exatos. O que se sabe ao certo é que viveu durante o século V a.C., e que seu local de nascimento seria Mileto ou ainda Abdera ou Elea. Por isso mesmo, temos textos referindo-se a este mesmo filósofo como Leucipo de Abdera e Leucipo de Mileto. Contemporâneo de Empédocles, sua filosofia está ligada à mesma escola jônica naturalista de Tales, Anaximandro e Anaxímenes.
Leucipo é frequentemente citado em conjunto com o seu mais conhecido pupilo, Demócrito de Abdera, especialmente quando o assunto é o atomismo, filosofia natural que lida com a composição fundamental dos elementos, e à qual ambos se dedicaram. Segundo Aristóteles e Teofrasto, ele foi o verdadeiro criador da teoria, que depois foi desenvolvida e elaborada por Demócrito. A elaboração do atomismo marcou o último estágio da ciência grega pré-aristotélica.
Boa parte do que se conhece sobre Leucipo vem de Diógenes Laércio, em seu breve texto "Leucipo, de Eleia, mas outros dizem de Ábdera, e outros de Mileto". Acredita-se que ele era um grego jônico (atual Turquia ocidental) e realizou muitas viagens, adquirindo uma vasta cultura. Morou em Eléia, onde conheceu a doutrina eleática, e depois em Abdera. Teria sido discípulo de Zenão de Eleia, mas também especula-se sobre ser na verdade discípulo de Parmênides e Melisso de Samos. Por volta de 440 ou 430 a.C. fundou uma escola em Abdera, a qual Demócrito era seu aluno, e estava intimamente associado. Além deste, influenciou bastante o pensamento de Epicuro e Lucrécio. Parece ter falecido em Abdera.
Todas as suas obras encontram-se perdidas, ou no máximo, restam alguns fragmentos esparsos, como no caso de seu trabalho mais famoso, intitulado Megas Diakosmos, ou Grande Cosmologia. Este foi muitas vezes atribuído a Demócrito, mas muitos