barroco
* emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
* busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
* entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
* violentos contrastes de luz e sombra;
* pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade
"Os contrastes, a exuberância, são aspectos exteriores do estilo barroco. Este caráter encontra raízes na vitalidade interior das pessoas, que assim passaram a exprimir-se exteriormenteidade conseguida.
Durante a crise do Renascimento, que teve como duas de suas causas as imposições do catolicismo e divergências religiosas, surge um novo estilo artístico, Barroco, que tem como principais características: o uso de “alegorias”; frases interrogativas; ordem inversa; cultismo e conceptismo.
Preparamos treiz trechos que mostram as características do estilo barroco
A primeira expressa a efemeridade e instabilidade das coisas e usa de palavras como: fumaça, vento, chama, neve, água, espuma, etc. Como pode-se ver em um trecho de um poema de Francisco Rodrigues Lobo, um dos grandes discípulos de Camões:
“Entre essas ondas claras, duvidosas,
Levai ao largo mar, com turva vela,
Tristes queixumes, lágrimas queixosas” A segunda Quanto ao uso de frases interrogativas, estas são usadas para refletir a incerteza e duvida do homem barroco, como já dizia Gregorio de Matos em seus versos:
“Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se tão formosa a Luz é, por que não dura?”.
A terceira A ordem inversa, alem de tornar a frase pomposa, traduz o esquema do raciocínio do homem barroco, refletindo a falta de clareza diante das coisas e a insegurança da época e deixando os pensamentos divididos, como, por