Leucipo E Dem Crito
DEMÓCRITO e LEUCIPO são filósofos PRÉ-SOCRÁTICOS .
Por fins do século VII a.C. e durante o século VI a.C., período arcaico da antiga Grécia, surgem os primeiros filósofos, que seriam conhecidos por PRÉ-SOCRÁTICOS, embora se tenha notícia de que alguns deles chegaram a viver concomitantemente a Sócrates, ou até posteriormente a ele.
LEUCIPO nasceu em Mileto, na Grécia, cerca de 500 a.C.
É considerado por Aristóteles como criador da teoria dos átomos, depois desenvolvida e elaborada por DEMÓCRITO.
DEMÓCRITO nasceu em Abdera, colônia jônica da Trácia, cerca de 460 a.C. Foi sucessor de LEUCIPO e, portanto, sua phýsis também era baseada no átomo.
Os átomos, segundo DEMÓCRITO são os elementos que formam tudo o que existe no mundo. Eles se movimento no vácuo, chocando-se e unindo-se uns aos outros, fazendo as coisas nascer, mudar e perecer.
Os átomos não são iguais, e se diferenciam pela forma, grandeza, posição, direção e velocidade, mas são todos iguais em substancia, de forma que as diferenças nas coisas são explicadas apenas pela forma, arranjo e posição dos átomos.
Tudo é matéria na teoria atômica de DEMÓCRITO, razão pela qual ele e LEUCIPO ficaram conhecidos como materialistas.São geralmente apresentados juntos porque seus pensamentos constituem uma única doutrina reunida em vários textos conhecidos como a obra da escola de Abdera. Essa obra refere-se ao que chamamos de atomismo.
O átomo (do grego a-tomos, o não divisível, não mais cortável) é para esses filósofos o elemento primordial da Natureza. São indivisíveis, maciços, indestrutíveis, eternos e invisíveis, podendo ser concebidos somente pelo pensamento, nunca percebidos pelos sentidos.
A concepção da existência de átomos é bem mais antiga do que se pensa, isto é, há aproximadamente uns 2400 anos. Os primeiros pensadores filosóficos que cogitaram esta ideia foram: Leucipo e Demócrito, sendo que Leucipo foi quem propôs pela primeira vez que tudo é feito (todo o universo) de