PRÉ- SOCRÁTICOS
Por fins do século VII a.C. e durante o século VI a.C., período arcaico da antiga Grécia, surgem os primeiros filósofos, que seriam conhecidos por PRÉ-SOCRÁTICOS, embora se tenha notícia de que alguns deles chegaram a viver concomitantemente a Sócrates, ou até posteriormente a ele.
Os pré-socráticos são aqueles filósofos que antecederam o grande Sócrates um dos maiores nomes da filosofia que nasceu em uma cidade da Grécia chamada de Mileto cidade na qual abrigou os três primeiros filósofos da história são eles :
Tales (Que ficou conhecido com o teorema de Tales), Anaximandro e Anaxímenes. Tinham como objetivo construir uma cosmologia que explicasse o racional e as características do universo. Ex. (Queriam saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida, podia se transformar em árvores frondosas ou em flores multicolorida, etc.) para substituir a cosmogonia que se baseava em mitos para explicar a origem do universo. Dando assim os primeiros passos na direção de uma forma científica de pensar; foram capazes de elaborar conceitos e ideias abstratas, partindo apenas da observação de fenômenos naturais, como tempestades, inundações, etc; sem ter que para isso recorrer aos mitos.
TALES DE MILETO
Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.C., em Mileto, cidade da Ásia Menor, descendente de uma família oriunda da Fenícia ou Beócia.
Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estrangeiro rico e respeitável famoso Tales durante a sua estadia no Egipto estudou Astronomia e Geometria.
Ao voltar de novo a Mileto, Tales abandonou passado algum tempo, os negócios e a vida pública param se dedicar inteiramente às especulações filosóficas, às observações astronómicas e às matemáticas. Fundou a mais antiga escola filosófica que se conhece - a Escola Jónica. Não deixou nada escrito, mas sabemos que ele ensinava ser a água a