Civilização Pré-Colomobiana = Maias
2205 palavras
9 páginas
Pré-Colombianos : MaiasA civilização maia foi uma das mais complexas a viver na América antes da chegada dos conquistadores europeus, com a escrita hieroglífica, a civilização maia é aquela que apresentou as maiores dificuldades de estudo para os historiadores. Os maias habitaram a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (atual região sul México). os toltecas(povo pré-colombiano mesoamericano) invadiram essas regiões e dominaram a civilização maia.
Não havia uma política centralizada, cada cidade-Estado tinha seu governo autônomo. A sociedade, bem definida, começou a desenvolver-se, com destaque para três cidades: Chichen-Itzá, Mayapan e Uxmal. Em 1004, foi criada a Confederação Maia, que reuniu essas três grandes cidades. Cada uma tinha uma autoridade máxima, chamada de halach vinic, governava a região em nome de uma divindade específica., era repassado hereditariamente e os cargos mais importantes era ele que nomeava.
Na pirâmide social, vinham os funcionários públicos, que exerciam cargos de confiança e deveriam controlar os exércitos, fiscalizar a arrecadação de impostos e a aplicação das leis. Seguindo a escala, vem a camada social intermediária, nela encontravam-se artesãos e guerreiros que exerciam atividades importantes na manutenção das instituições e da economia maia. Em seguida, os agricultores e responsáveis pela construção de obras públicas, que deviam pagar tributos para o governo. O pagamento desses tributos tinha um significado sagrado, e constituía-se de parte da produção agrícola e prestação de trabalho, como reparo e construção de estradas. E na base os escravos, geralmente obtidos por conquistas militares e o não pagamento de tributos. Na economia, os maias praticavam agricultura, principalmente do milho. Trabalhavam com o sistema de rotação de terras, e ainda utilizavam as queimadas para cultivar em terras ainda não utilizadas. Isso fez com que as terras se desgastassem logo, obrigando-os a