Leucemia
A leucemia mielóide aguda é um tipo de câncer caracterizado pela incapacidade de produzir células sanguíneas normais. Este tipo de leucemia se espalha muito rápido, e afeta indivíduos de todas as idades, mas principalmente os adultos.
As drogas quimioterápicas e radioterápicas interferem na capacidade de multiplicação das células cancerosas, agredindo tanto as células doentes quanto as células sadias, sendo assim é necessário realizar o tratamento antes do transplante para que as células que se novas não sejam infectadas e nem agredidas pelos efeitos do tratamento.
Por se tratar de tratamento em que há agressão tanto de células doentes como sadias, os efeitos colaterais são inevitáveis. entre os mais comuns estão: - Queda de cabelo - Possíveis feridas na boca - Náuseas - Vômitos - Constipação - Diarreia - Infecções - Anemia - Aumento do sangramento
A doença enxerto contra hospedeiro é síndrome sistêmica que acomete pacientes transplantados de medula óssea que recebem linfócitos imuno-competentes. A fisiopatologia do fenômeno é complexa e envolve uma série de respostas de diversos efetores imunológicos a estímulos antigênicos naturais ou que são expressos devido ao dano tecidual provocado pela doença ou pelo condicionamento. No caso do transplante alogênico, existe a possibilidade de as células do doador reagirem contra o organismo do paciente, o hospedeiro, mesmo que o doador seja um irmão ou irmã. Esta reação é conhecida como doença enxerto-contra-hospedeiro, que pode se manifestar de forma aguda ou crônica. A forma aguda costuma acorrer nos primeiros sessenta dias e pode comprometer a pele, fígado ou trato gastrointestinal. A forma crônica pode surgir até um ano após o transplante e comprometer vários órgãos, como olhos ou pulmão.
Os grupos sanguíneos são A, B, AB e O.
Tipo A: Pode doar somente para pessoas do tipo AB e A e pode receber de pessoas do tipo A e O.
Tipo B: Pode doar para