Sistemas Operacionais - Mac Os
Breno Alves de Oliveira Martins
RESUMO
Esse trabalho irá focar em dois aspectos que será: Os primeiros conceitos sobre MAC OS, que abordará sobre a definição de Mac, as diversas versões do sistemas, um pouco sobre a dinâmica de relação dentro da Apple, a grande influência de Steve Jobs para o surgimento do Mac OS. O segundo aspecto que falaremos será sobre sobre o Gerenciamento de processos do MAC OS, a sua forma de estrutura em kernel e microkernel, a arquitetura usada, plataforma e entre outros.
PALAVRAS-CHAVE: Sistema Operacional Mac OS, Apple, Gerenciamento de processos.
INTRODUÇÃO
Histórico e conceitos sobre o Mac OS
Mac OS
Macintosh Operating System (Mac OS). Mac OS é um sistema operacional de uso pessoal, doméstico ou profissional, para propósito geral, como o de criação de conteúdo gráfico, digital para áreas de produção de filmes, internet e área mpressa, acesso a rede local ou internet, produção de conteúdo através de suites de escritório, jogos, multimidia, etc.
O sistema operacional padrão para computadores Machintosh possui basicamente duas encarnações. A primeira durou até a versão 9 e foi o sistema criado junto com a plataforma. Inicialmente era chamado de System, nas últimas duas versões passou para Mac OS e, com o advento da versão X, passou a ser referido como Mac OS Classic.
Jef Raskin, empregado da Apple, foi o responsável por delinear, no início dos anos 80, as primeiras características do que viria a ser o projeto Macintosh, anteriormente chamado projeto Annie, e que advém de uma apropriada brincadeira com o nome de uma variedade de maçã, McIntosh. Em “O livro de Macintosh”, documento interno onde Raskin enumera os recursos desejáveis para um sistema de uso individual, nota-se um desejo de tornar o computador algo simples do usar, acessível financeiramente e, em suas palavras, projetado para a “Pessoa Comum” (PITS - Person in the Street), desprovidas de conhecimento