Leucemia
O sangue é um tecido fluído circulante, formado por uma porção células diferenciadas como: linfócitos, eritrócitos e plaquetas, suspensas em fase liquida, o plasma. O plasma é constituído basicamente por água, proteínas, lipídeos, glicose e sais inorgânicos. A porção celular denominada hematócrito, representa 45% de um volume determinado de sangue. Assim o plasma representa os 55% restante (Oliveira, 2003).
CELULAS DO SANGUE: A ORIGEM
As células precursoras estão em grande atividade de proliferação e maturação, para garantir a manutenção do número de células maduras na circulação. Uma vez que a duração de vida das células na circulação é limitada, com as plaquetas que vivem dias, granulócitos de horas a anos e os linfócitos e eritrócitos de 80 a 120 dias. Sendo assim, há a necessidade de constante renovação dessas células circulantes no sangue periférico (OLIVEIRA,2003)
As células hematopoeticas se originam de uma célula mãe única, denominada célula pluripotente, celula tronco ou stem cell .
O PROCESSO DA HEMATOPOESE
As primeiras células sanguíneas surgem no período embrionário, por volta da 7º ou 8º semana de vida. Daí até o quarto mês, a formação das células se faz por agrupamento das células redondas localizadas no saco vitelino. É o período embrionário da hematopoese. Do 4º ao 6º mês de vida fetal, as células do sangue do sangue são formadas no baço e no fígado, conhecido como período hepatoesplêndido da hematopoese. E, a partir de então, esta passa a ser feita na parte esponjosa dos ossos, que é o período medular.