Leucemia Infantil
Biomedicina
Ana Carolina de Almeida Pinheiro
Jessica Ornelas Muniz Santos
Mariana Clara de Almeida
Talita Laís de Oliveira Figueiredo
CÂNCER NA INFÂNCIA:
Tipos mais comuns e tratamentos
Betim
2015
Ana Carolina de Almeida Pinheiro
Jessica Ornelas Muniz Santos
Mariana Clara de Almeida
Talita Laís de Oliveira Figueiredo
CÂNCER NA INFÂNCIA:
Tipos mais comuns e tratamentos
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Cientifica do curso de biomedicina, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Orientadora: Alzira Batista Cecilio
Betim
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CÂNCER INFANTIL 5
3 LEUCEMIA 8
3.1 Leucemia infantil 8
3.2 Leucemia linfoide aguda 9
3.3 Leucemia mieloide aguda 12
3.4 Leucemia mieloide crônica 14
3.5 Leucemia mielomonocítica juvenil 18
4 TRATAMENTOS DE CÂNCER 21
5 METODOLOGIA 24
6 CRONOGRAMA 25
REFERÊNCIAS 26
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o câncer infantil, uma doença que pode ocorrer em qualquer parte do organismo e é caracterizada pelo crescimento desordenado de células anormais. Mais concretamente daremos ênfase à leucemia infantil, o tipo de câncer mais comum na infância e adolescência.
Busca se responder a pergunta persistente. Já existem formas de tratamento para cura da leucemia infantil? Tenta se explicar se o tratamento é garantia de cura ou apenas uma forma de controlar a doença, e se para remissão total é necessário que o câncer esteja em seu estagio inicial.
Os principais objetivos desse trabalho são evidenciar o tipo de leucemia infantil mais ocorrente, especificar detalhadamente cada um dos tipos que acometem as crianças, e quais formas de tratamento são mais viáveis e eficazes, analisando as chances de vida do paciente após o diagnostico.
A escolha do tema se justifica pela alta incidência da doença na infância, e pela importância de se estuda-la, já que sabendo como ela ocorre é possível verificar as melhores