LEUCEMIA INFANTIL
Rute Maltez dos Santos
O tipo mais freqüente de câncer na infância são as leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas. A leucemia é o mais comum em menores de 15 anos, com um pico de idade de 10 anos, apresentam tumores infantis. As leucemias são cânceres dos leucócitos, os glóbulos brancos que estão nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea. A leucemia mieloide aguda em crianças é uma doença pouco estudada, principalmente em nossos pais. Até o momento, existem poucos dados sobre a doença e a sobrevida das crianças Por ela acometidas no Brasil. A maioria dos estudos publicados refere-se a estudos em adultos.
Foi desenvolvido, pelo Ministério da Saúde em parceria com o Banco do Brasil, o programa Criança e Vida, com a finalidade de equipar oito laboratórios em diferentes regiões do Brasil para prover o diagnostico de câncer pediátrico nas áreas carentes. Desde então houve uma nítida melhora no reconhecimento e classificações das leucemias no país. Para se efetuar um diagnostico deve-se recorrer a exames especiais ao sangue e a medula óssea, complementando este processo com recurso ao mielograma. Averiguar o tipo de leucemia em causa assim como a extensão da doença, permite escolher o(s) tratamento(s) mais adequado(s), como o recurso à quimioterapia, radioterapia e ao transplante de medula óssea.
Segundo Mendonça (2003) A Oncologia Pediátrica é a subespecialidade que mais sofreu avanços nos últimos 30 anos, época em que surgiu a maioria dos serviços especializados em nosso país. em todos eles as leucemias ocupam lugar de destaque na incidência de doenças malignas, sendo predominante aguda (95% a 98%). [...] Já nas leucemias crônicas, apenas a mieloide se manifesta em crianças e adolescentes.
A leucemia mieloide aguda (LMA) caracteriza-se pelo crescimento descontrolado e exagerado das células indiferenciadas chamadas “blastos”. Alem disso, existe um bloqueio na fabricação