Leucemia Infantil Fichamento
COLÉGIO SAINT CLAIR
São Paulo – SP
2014
Sandy Alves Lee
“A leucemia refere-se a um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue, que se desenvolve na medula óssea.”
“A causa exata ainda não é conhecida.”
“É influenciada por fatores genéticos e ambientais.”
“Os sintomas são consequências do acúmulo de células afetadas na medula óssea, o que pode prejudicar ou mesmo impedir a produção dos glóbulos vermelhos, dos glóbulos brancos e das plaquetas.”
“Os sintomas são similares aos de muitas doenças comuns, depois de algum tempo, tornam-se mais graves e persistentes.”
“A doença afete o Sistema Nervoso Central, podem surgir dores de cabeça, náuseas, vômitos, visão dupla e desorientação.”
“A leucemia pode ser classificada, de acordo com o grau de evolução (imaturidade das células), em crônica ou aguda. E também está relacionada à célula que lhe deu origem ou a sua linhagem, sendo classificada em mieloide, quando as células mieloides são afetadas, ou linfóide, quando a leucemia afeta as células linfócitas.”
“O tipo agudo da doença é desenvolvido rapidamente e caracterizado pelo crescimento veloz de células sanguíneas imaturas. Apresenta altas taxas de cura em crianças.”
“Já a leucemia crônica desenvolve-se lentamente e aparece mais frequentemente em adultos. É caracterizada pelo acúmulo de células sanguíneas relativamente maduras, porém ‘anormais’.”
“Tanto na leucemia aguda como na crônica, é produzido um número extremamente alto de glóbulos brancos anormais que invadem a medula óssea.”
“Leucemia linfóide crônica: afeta células linfóides e se desenvolve vagarosamente. A maioria das pessoas diagnosticadas com esse tipo da doença é idosa. Raramente afeta crianças.”
“Leucemia mieloide crônica: afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Presente principalmente em adultos.”
“Leucemia linfóide aguda: afeta células linfóides e agrava-se rapidamente. É o tipo mais comum em crianças pequenas, podendo ocorre