Leucemia aguda
Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias).Depois de instalada, a doença progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.
Segundo as Estimativas de Incidência de Câncer no Brasil para 2006, publicadas pelo INCA, as leucemias atingirão 5.330 homens e 4.220 mulheres este ano.
A leucemia mielóide crónica é o primeiro tipo de cancro cujo mecanismo foi descoberto podendo assim ser possível viver com a doença.
Suores nocturnos, cansaço e perda de apetite são sintomas que não fazem soar nenhum sinal de alarme. Contudo, correspondem aos primeiros sinais do aparecimento da leucemia mielóide crónica (LMC), um dos quatro tipos de leucemia existentes. Bastante rara, é provocada por um distúrbio no sangue. Isto deve-se à produção excessiva de glóbulos brancos imaturos provocada pela presença de uma célula anormal, o cromossoma Filadélfia. Este é detectado na medula óssea em 95% dos pacientes com LMC, o que permitiu aos investigadores compreender o mecanismo responsável pelo aparecimento de um tipo de cancro. Tal como Herlânder Marques (hemato- oncologista do Hospital de