Letras
Porém, a questão a refletir é como trabalhar com a diversidade, sendo que esta se encontra principalmente na escola. Como trabalhar para educar diversas culturas de uma forma onde nenhuma fique de fora, ou mesmo nenhuma se sinta excluida, de forma à conhecer as necessidades de cada um e saber como transformar todo esse conjunto em inclusão e educação?
Poderia existir uma fórmula exata, com a qual, quanto mais se trabalhasse, mais perfeição e resultado se teria. Mas a realidade não é tão simples, assim como a educação também não é. Trabalhar para educar o ser Humano é mais complexo do que se pode imaginar.
Assim como cada um é único e diferente, temos que perceber suas raízes, sua criação, sua cultura, o que de certa forma os define como um grupo, sendo que existem varios grupos a serem analisados, temos então a tarefa de observar e conhecer cada um, para poder trabalhar a partir de suas limitações, e abrir caminho para um novo mundo onde todos possam aprender a conviver e principalmente respeitar, a existencia plural da sociedade onde vive.
A escola como um espaço sociocultural, fica com o importante papel de unir essas presenças e garantir a todas, o direito da educação através da inclusão.
Coloco a questão da inclusão, porque como sabemos, outro fator não menos importante, é o da sociedade ainda excluir certos grupos, ditos esses como diferentes, o que de certa forma entra em contradição à todas as tentativas de unir o ser Humano como um só grupo.
Cabe então ao educador, a difícil tarefa de apresentar todas as formas de conhecimento antropológico, e trabalhar para que cada particularidade seja vista como normal dentro da pluralidade e da diversidade tão