Letramento
Alfabetização e Letramento
Por: Adriana Paula dos Santos e Santos
Trabalho apresentado com fins avaliativos da disciplina de Teoria e alfabetização sob, a orientação da profª : Rossimar Teixeira; do curso de Alfabetização e Letramento da FAK.
Crisópolis-Ba
Julho de 2011
Resenha crítica¹
Por: Adriana Paula dos Santos e Santos²
WEISZ, Telma.Doutora em Psicologia da Aprendizagem pela UESP,autora dos PCN de Língua Portuguesa de 1ª a 4ª série e assessora dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil.
O texto de Telma Weisz,sobre letramento e Alfabetização de acordo com Magna Soares e Emilia Ferreiro nos traz a idéia de que:quando nos referimos à alfabetização e Letramento, estamos falando sobre a aquisição das habilidades de ler e escrever no qual dependem basicamente da relação que a criança tem desde pequena com a cultura escrita. O conceito de Letramento de acordo com Magda Soares “é não só saber ler e escrever, mas também fazer uso competente e freqüente da leitura e da escrita”, ou seja, fazer uso da escrita e da leitura como função social.
Segundo Magda Soares: Alfabetizar é a técnica de aquisição da língua (oral e escrita) cujo processo é estático, ou seja, com tempo estipulado ou prazo para o aprendizado. No entanto, o desenvolvimento da linguagem (letramento) é um processo contínuo, no decorrer das nossas vidas poderemos ter a possibilidade de aprimorá-lo, acrescendo novas construções e conhecimentos.
A relação estabelecida entre letras e sons precisa ser compreendida pelos