007577112372
A Educação Infantil tem como objetivo proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, a ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.
Quanto a educação especial o Centro Educacional tem por objetivo valorizar as peculiaridades de cada aluno, atender a todos na escola, incorporar a diversidade, sem nenhum tipo de distinção. Segundo a LDB Nº 9394/96, art. 59 parágrafo I: “Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: I Currículo, Métodos, Técnicas, Recursos educativos e Organização específica para atender suas necessidades”.Bem como a acessibilidade desses educandos.
Desta forma, o Centro Educacional, em concordância com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Brasil, 1998, p. 63) tem por objetivo desenvolver as seguintes capacidades dos educandos:
· Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
A Linguagem Escrita
Durante muito tempo pensou-se que a criança aprenderia a ler e escrever somente aos 7 (sete) anos de idade quando ingressasse na escola formal.
Hoje se sabe que a aprendizagem da linguagem escrita se inicia desde cedo através da participação em uma comunidade que usa a escrita para se comunicar. É uma aprendizagem de natureza conceitual, envolve compreender um sistema de representação não sendo simples treino de habilidades motoras e perceptivas, nem tampouco mera decifração do código alfabético.
Para aprender a criança precisa pensar sobre a escrita e seus usos a partir de informações provenientes de diversos tipos de intercâmbios sociais, isto é, quando presenciam diferentes atos da escrita e leitura por parte dos adultos ou crianças mais experientes: quando essas pessoas lêem