letramento
Os cursos superiores, além de buscar a formação de cidadãos com competência para intervir no espaço social, pretendem preparar os alunos para o mercado de trabalho. Tal fato evidencia a necessidade de que os alunos de cursos superiores e tenham a oportunidades concretas de vivenciar o exercício da profissão que escolheram, sendo o estagio supervisionado um momento para o cumprimento desta finalidade. Ressalta-se que somente podem conceder estágio as pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superiores devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional. O Estagio Supervisionado, segundo a Lei nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008(capitulo3), e um ato educativo desenvolvido no ambiente de trabalho, sob supervisão, e tem como objetivo preparar o aluno para trabalhos produtivos. Ele pode ser obrigatório (requisito para aprovação e obtenção de diploma, conforme especificado no Projeto Pedagógico Do Curso) e não obrigatório (desenvolvido como atividade opcional).
No entanto, independentemente de ser obrigatório ou não, só cumprirá a sua finalidade se contribuir com a formação dos alunos, preparando-os para o mercado de trabalho.
Orientações Para O Estágio
Procedimentos iniciais para a realização do estágio
A parti de um determinado momento do curso, conforme previsto no projeto pedagógico, o aluno estará preparado para iniciar as atividades de Estagio Supervisionado, considerando que já terá obtido o embasamento necessário proporcionado pelas disciplinas cursadas e das praticas exercitadas. Pra que a realização dos estágios, que deverão ser formalizada, e necessária à adoção dos seguintes procedimentos.
1º Escolha Da Instituição Onde O Estágio Será Realizado