Letramento
É o orgulho de um professor quando alfabetiza uma turma, ele realiza a hipótese da escrita e vê que seus alunos avançaram ,assim sente-se que seu trabalho foi bem feito.
“O que significa estar alfabetizado...?!”
Estamos falando de alfabetização, mas o que seria? É a ação de ensinar ou aprender a ler e escrever, é o estudo do comportamento da formação da linguagem.
Uma pessoa alfabetizada consegue ler e escrever sem o auxilio do outro, é uma pequena parte de um processo muito grande. Além de escrever e ler deve saber ouvir e interpretar o que lê. Hoje estamos alfabetizados por encontrarmos pessoas capazes de providenciar a oportunidade de um aprendizado.
Devemos compreender a alfabetização como um processo que vai muito além das aquisições de códigos. Estar alfabetizado é atribuir sentido as funções sociais que têm como vínculo a escrita. É ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, habilidade para relacionar vários assuntos em um campo social incomum.
O sistema da escrita promove ao intelecto a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Durante muito tempo na alfabetização acreditou-se que ,primeiro o educando deveria conhecer as letras, aprender juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber as pontuações, regras gramaticais etc,só então é que conseguiria lhe dar com a escrita, a elaboração e compreensão dos textos.
O processo de ensino e aprendizado visa ao desenvolvimento da competência discursiva (ampliar a capacidade de produção e interpretação de textos orais e escritos)possibilitando a resolução de problemas do cotidiano, a participação no mundo letrado e contribuição para o exercício pleno da cidadania.
Com seu uso social e comunicativo os textos orais e escritos