letramento
É importante, que os textos apresentem situações comunicativas diferenciada, possibilitando a criança compreender que a estrutura e a organização do texto estão relacionadas à função discursiva que exercem nas práticas cotidianas de sua realidade, por exemplo, uma placa de trânsito, um bilhete, um folheto informativo, dentre outras atividades textuais, como atividades com músicas, parlendas, trava língua, entre outras. As crianças são capazes de se expressar e comunicar-se, mas também brincam com sons e palavras, por isso desde os primeiros momentos de sua escolarização, devem ter contato com livros de literatura, de contos, lendas, pequenas narrativas, peças de teatro, poemas, etc., manuseá-lo, lê-los, olhar sua ilustrações, ouvir sua leitura, enfim todo tipo de texto deve fazer parte do cotidiano escolar.
O texto é uma interação entre autores e leitores, onde juntos constroem o significado do mesmo, ampliando conhecimentos, criando outros pontos de vista.
O trabalho com literatura infantil é muito importante e útil para as crianças, mas desde que seja um trabalho atrativo e de boa qualidade, pois é através de bons textos é que a criança irá perceber as diferenças entre a língua escrita e a oral. Deve-se trabalhar esses textos constantemente em sala de aula. Existem palavras que as crianças usam em seu cotidiano que são mais fáceis de serem aprendidas na escrita. No entanto, outras podem gerar dúvidas e somente a memorização é confiável. Faraco nos lembra que a língua possui memória etimológica, portanto a grafia de muitas