letramento e alfabetizacao
Eliton Brites Rodrigues
Professor-Vania
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I
08/07 /2014
RESUMO
Neste trabalho faremos uma reflexão acerca do sentido da palavra Letramento, promovendo uma discussão entre os conceitos e usos dos termos Alfabetização e Letramento.
Para isso, iremos enfocar os termos e as hipóteses na construção da escrita de Alfabetização e Letramento e as primeiras referências ao termo Letramento, explicação do seu significado, motivo e onde surgiu. Faremos a diferenciação entre os termos e os sub-termos gerados a partir destes.
Palavras-chave: letrar, alfabetizar e conceitos.
1 INTRODUÇÃO
Nosso estudo esta relacinado as estrategias de ensino para pratica pedagogica dentre as varias estratégias destacamos duas: letramento e alfabetização. Alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Assim, é possível considerar que letrar é direcionar, conduzir a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, é inseri-la ao campo das letras em seu sentido e contexto social, é fazer com que a criança tome gosto pelo hábito de ler, e a alfabetização compreende a decodificação e assimilação dos signos linguísticos; alfabetizar está em inserir a criança para a prática da leitura, ou seja, fazer com que se aprenda a ler, mas isso não implica em criar hábito da leitura, pois sabemos que há sujeitos alfabetizados que necessariamente não tomam gosto pelo hábito de ler, ou não leem com frequência, dizemos portanto, que não basta alfabetizar a criança, é preciso letrá-la ou conduzi-la aos diversos tipos de expressões textuais, é capacitar a criança a criar relações com práticas de leitura e escrita, é compreender e questionar, sobretudo fazer a chamada leitura do mundo a partir de suas práticas sociais. Sabemos ainda que