LETRAMENTO E ALFABETIZA AO
Letramento é a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais. Um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado. Alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever, letrado é aquele que sabe ler e escrever, mas que responde corretamente às demandas sociais da leitura e da escrita.
Alfabetizar é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever, assim o acesso ao mundo da escrita deve possibilitar ao aluno a utilização desse objeto de conhecimento na vida cotidiana. Alfabetizar letrando é ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, assim o educando deve ser alfabetizado e letrado. Letrar é direcionar a criança ao exercício das práticas sociais de leitura e escrita, inserindo-a ao campo das letras em seu sentido e contexto social, fazendo com que a criança tome gosto pelo hábito da leitura, e a alfabetização abrange a decodificação e assimilação dos signos lingüísticos. Alfabetizar é fazer com que se aprenda a ler, mas isso não implica em criar hábito da leitura, pois há pessoas alfabetizadas que necessariamente não tomam gosto pelo hábito de ler, ou não lêem com freqüência, portanto não basta alfabetizar a criança, é preciso letrá-la, conduzindo-a aos diversos tipos de expressões textuais, capacitando a criança a criar relações com práticas de leitura e escrita, compreender e questionar, sobretudo fazer a leitura do mundo a partir de suas práticas sociais.
A alfabetização é um processo que começa muito antes da entrada da criança na escola, onde é submetida a mecanismos formais de aprendizagem da leitura e da escrita.
É o domínio das ferramentas e o conjunto de técnicas necessárias para exercer a arte e a ciência da escrita e da leitura.
Então, alfabetizar e letrar são duas tarefas a serem desenvolvidas conjuntamente nas classes de alfabetização.
Letramento e Alfabetização Segue os depoimentos