1
O conceito de sustentabilidade ambiental está relacionado a procura por novas formas de produção que visem a minimização dos impactos sob o meio ambiente. Com isso, tem-se uma preocupação com novas fontes de energia e de conservação de água. Ou seja, uma preocupação com a conservação do meio ambiente. Como exemplos podemos citar a redução das emissões de gases nocivos, de resíduos líquidos e sólidos, consumo consciente dos recursos de água e de energia, programas de reciclagem e preservação do meio ambiente.
Fontes:
Pepsico Brasil. http://www.pepsico.com.br/sustentabilidade-ambiental. Acesso em 10.08.2014.
Sustentabilidade no Agronegócio: dimensões econômica, social e ambiental. http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/3/3.pdf. Acesso em 10.08.2014.
2. Efetive uma pesquisa (internet ou revistas/jornais) sobre problemas ou danos ambientais causados por empresa(s) ou mesmo fato que envolva administração pública. Procurar assunto recente e efetivar breve comentário a respeito. Dentre a pesquisa feita a fim de encontrar casos de danos ambientais, dois chamaram atenção: 500 mil toneladas de minério de ferro no rio Amazonas e outro um aterro sanitário que vem causando a mortandade de peixes e animais, como também de plantações ao redor. O primeiro dano data de 28 de abril de 2013 quando um acidente ocorreu no píer da empresa Anglo American no Amapá, causando danos em 16 km². Com isso, 500 mil toneladas de minério de ferro, 200m² da estrutura do porto, guindastes e outras máquinas caíram no Rio Amazonas. Além de vitimar 6 trabalhadores, os danos causados foram considerados gravíssimos, visto que poderia ocorrer um assoreamento do Rio caso não fosse possível retirar todo o material do fundo. Além da multa que sofreu, a empresa foi orientada pelo Imap nas ações de responsabilidade. Cabe ressaltar que dentre outras responsabilidades, cabia a empresa