Lesões por hpv
As manifestações clínicas da doença, assim como sua evolução, dependem fundamentalmente do tipo de vírus que são assim divididos em 2 grupos:
- HPV de Baixo Risco - Corresponde aos tipos 6, 11, 42, 43, e 44. Manifestam-se como típicas lesões verrucosas. São os clássicos condilomas acuminados, popularmente chamados de "couve flor" ou "crista de galo", devido ao seu aspecto. Geralmente não estão relacionados com processo malignos.
- HPV de Alto Risco - Do tipo 16, 18, 31,31, 35, 39, 45, 51. 52, 56, 58, 59, 66 e 68. São responsáveis pelas chamadas lesões de alto grau e pelo câncer de colo de útero. Manifestam-se como lesões nem sempre visíveis a olho nu, daí a necessidade de procurá-las através exames especializados, principalmente pela citologia vaginal.
Sinas e sintomas:
O tipo e gravidade dos sintomas dependem da vari (tipo) de HPV e do local de infecção. A principal destrinça feita entre as variantes do vírus distribui-os por duas categorias: os que infectam as superfícies cutâneas em geral, e os que infectam a região genital. Seja qual for a região afectada, na maior parte dos casos a infecção é assintomática e resolve-se espontaneamente sem deixar sequelas. Alguns tipos de vírus, contudo, e em especial os que afectam a área genital, podem causar alterações que vão desde lesões benignas a câncer.
Verrugas
A manifestação mais característica e frequente da infecção por HPV é a formação de verrugas, que são lesões hiperproliferativas benignas também designadas por papilomas, de onde deriva o nome do vírus. Contudo, diferentes subtipos de HPV são responsáveis por infecção preferencial em diferentes zonas, sendo capazes de causar diversas patologias. * Verrugas: São causadas por subtipos cutâneos como o HPV-1 e HPV-2, e podem ocorrer em locais como as mãos, os pés e a face, entre outros. A forma de transmissão do vírus inclui o contacto casual com zonas infectadas, podendo ocorrer auto-inoculação para novas áreas. Este tipo de