Stand HPV
O que é?
Sigla em inglês “Human Papiloma Virus” que significa, papilomavírus humano.
É um vírus que provoca a formação de verrugas na pele, nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), na região anal, genital e da ureta.
Não há cura contra o vírus, mas pode ser controlado. Quando não tratado, torna-se a principal causa do desenvolvimento do câncer de colo de útero e do câncer de garganta.
99% das mulheres que possuem o câncer do colo de útero foram infectadas por esse vírus, infelizmente.
Existe mais de 100 tipos diferentes de HPV. Sendo que cerca de 40 tipos podem infectar o trato ano-genital.
Causas
A principal forma de transmissão é através do ato sexual. Que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Para acontecer o contágio, a pessoa infectada não precisa apresentar necessariamente os sintomas. Mas quando as verrugas são visíveis, o risco é ainda maior. O uso de preservativo durante a relação sexual é importante para impedir a transmissão.
Diagnósticos
Através do exame ginecológico e de exames laboratoriais, como Papanicolau, colposcopia, peniscopia e anuscopia.
Sintomas
Pode ser assintomática ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas.
No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns do HPV surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões do HPV também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.
Se a alteração nas genitais for discreta, só será percebida através de exames específicos. Se forem mais graves, as células infectadas podem se multiplicar, invadir tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o câncer do colo de útero e do pênis.
Tratamentos
Para as verrugas, pode ser feito por laser, crioterapia (congelamento) ou cirurgia com uso de anestésicos locais. Podem ser utilizadas