Lesões DOS MUSCULOS
O QUE É UMA LESÃO? Define-se assim como lesão, a perturbação que pode ser identificada pelas alterações celulares e tecidulares que lhe estão associadas, mas que se caracteriza, essencialmente, pela dor e pela incapacidade funciona.
É considerada lesão toda a condição ou sintoma que o desportista tenha sentido durante ou após o treino ou competição, e que implique pelo menos uma das seguintes condições:
Tenha sido motivo para interromper a actividade desportiva pelo menos 24 horas. Não tendo havido interrupção, alterou o seu plano de treinos quantitativamente (menor número de horas de prática), e/ou qualitativamente (alteração dos exercícios ou movimentos realizados).
As lesões acontecem com mais frequência no desporto amador, por não haver cuidados com o aquecimento, uma alimentação cuidada ou a escolha certa do calçado. Na alta competição há todas estas preocupações, no entanto, também acontecem lesões devido ao overtraining, ou seja, o músculo ultrapassa o limite.
LESÃO DESPORTIVA
Quando falamos de lesão desportiva referimo-nos a todo o tipo de anomalias que possam ocorrer durante a prática desportiva, ou que estejam relacionadas com a mesma, e que impossibilitem a execução funcional de qualquer gesto motor nos parâmetros habituais.
Tipos de lesões:
Existem dois tipos de lesões desportivas: as lesões crónicas e agudas. As lesões agudas são aquelas que se manifestam repentinamente durante o desporto ou exercício. Em contraste, as lesões crónicas ocorrem após a prática prolongada de desporto.
Cãibra (lesão mais frequente):
É um espasmo muscular que ocorre por contracção exagerada do músculo; acaba-se a energia e o músculo em vez de relaxar, contrai. A maior parte das lesões musculares e articulares devem-se amétodos de treino incorrectos. A pessoa não permite umarecuperação adequada ao fim de um período de treino, ou entãonão interrompe o exercício quando aparece a dor.
Prevenção das lesões
A prevenção de lesões no