Lesões de desgaste dentário em odontopediatria
Slide 1
Slide 2
Slide 3: A estrutura dental pode ser perdida por vários fatores além, dos casos mais comuns relacionados à doença cárie ou fraturas traumáticas (ler).
A etiologia das lesões não cariosas pode ser multifatorial influenciada, vamos explicar detalhadamente de cada lesão.
Slide 4: ler
Slide 5: ler. Nesse índice o desgaste é de dividido de acordo com a gravidade. Em:
0- Nenhuma perda de estrutura dentaria
1- Perda de uma camada de esmalte
2- Perda de esmalte com exposição de 1/3 de dentina
3- Exposição de mais de 1/3 de dentina
4- Exposição de dentina secundária ou polpa.
SLIDE 6: EROSAO
A erosão dentária é definida como perda irreversível de estrutura dentária superficial devido a um processo químico decorrente da atuação de ácidos cujo pH é inferior a 4,5 causando a dissolução tanto da hidroxiapatita como da fluorapatita presentes no esmalte dentário.
Diagnóstico: é dado através de anmenese detalhada
Em pacientes asmático tem mais ocorrência, pq a medicação diminui o fluxo salivar.
São necessários cuidados profiláticos intensivos, os q tem problemas de bulimia..
Esportistas
Slide : Abrasão – ler
Slide 10: Etiologia: A abrasão provocada pela escovação, além de poder ser influenciada por uma dieta rica em alimentos com pH ácido, pode estar relacionada ao método, força e frequência de escovação e dureza dos filamentos da escova. Além disso, a dentição decídua é menos mineralizada que a permanente. Enquanto a dentição permanente tem 92% de mineralização, a decídua tem de 86 a 88%. E também o dente decíduo é mais poroso que o permanente.
(O trauma da escovação pode não causar retração gengival direta, mas pode desgastar o dente e a Junção Amelo-Cementária, o que origina diminuição de cemento, diminuição da aderência epitelial e perda de osso alveolar e a perda de osso alveolar induz mais retração gengival, além disso foi verificado que a abrasão é